Ano Novo, Novas Misericórdias | Pt. 02

Leitura Bíblica: 2 Coríntios 5: 1-7

Seu descanso não deve ser encontrado em entender completamente sua vida, mas em confiar naquele que tem tudo planejado para o seu bem e para a Sua glória.

Estávamos a caminho do shopping local com nossos dois filhos quando o de 3 anos perguntou do nada: “Papai, se Deus fez tudo, ele fez os postes de luz?” Eu pensei o que todos os pais pensam repetidas vezes quando lidam com as intermináveis perguntas de “por que” que os pequenos fazem: “Como podemos chegar ao ponto fundamental nesta conversa?” Ou, “Por que ele tem que perguntar “por que” o tempo todo?” 

O ser humano tem um profundo desejo de conhecer e entender. Gastamos muito do nosso tempo mental diário tentando descobrir as coisas. Nós não vivemos por instinto. Não vivemos nossas vidas sozinhos. Somos todos teólogos. Somos todos filósofos. Somos todos arqueólogos que se metem nos montes de nossas vidas para tentar entender a civilização que é nossa história. Essa motivação mental projetada por Deus é acompanhada de maravilhosos e misteriosos dons analíticos. Esse impulso e esses dons nos diferenciam do resto da criação. Eles são sagrados, criados por Deus para nos atrair a Ele, para que possamos conhecê-Lo e compreender a nós mesmos à luz de Sua existência e vontade.

Mas o pecado torna esse impulso e esses dons perigosos. Ele nos tenta a pensar que podemos encontrar segurança descobrindo tudo. É aquele pensamento: “Se eu pudesse entender isso ou aquilo, eu estaria seguro”. Mas isso nunca funciona. Em seu momento mais brilhante, ainda lhe restarão mistérios em sua vida; às vezes até um mistério doloroso. Todos enfrentamos coisas que parecem fazer pouco sentido e não parecem servir a nenhum propósito bom. Então, o descanso nunca é encontrado na busca por entender tudo. Não, o descanso é encontrado em confiar naquele que entende tudo e governa tudo para a Sua glória e o nosso bem. 

Poucas passagens captam esse descanso melhor do que o Salmo 62:5-7: “Somente em Deus eu encontro paz e nele ponho a minha esperança. Somente ele é a rocha que me salva; ele é o meu protetor, e eu não serei abalado. A minha salvação e a minha honra dependem de Deus; ele é a minha rocha poderosa e o meu abrigo.”

Nos momentos em que você gostaria de saber o que não pode saber, há descanso a ser encontrado. Há Alguém que sabe. Ele te ama e pensa sempre no seu bem, governando sobre o que você não entende.

Fonte: YouVersion – Plano de Leitura – Novo Ano, Novas Misericórdias
Paul Tripp

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp