Neemias – Parte 11 – A fase dois da operação

Portal IECP 2

“Deus, dá-nos homens!”

Neemias 7:1-73
(Leia o texto bíblico antes de prosseguir. Isso irá ajudar você a extrair o máximo do resumo a seguir).

Os líderes conhecem a importância de estabelecer alvos realistas. Sem objetivos claramente definidos é impossível construir um espírito de equipe. Neemias atingiu o primeiro alvo quando o muro ficou pronto. Mas a “fase dois” da operação, ou seja, a consolidação da obra, já estava formulada em sua mente antes mesmo de começar.

“Nunca vale a pena, nos negócios, ficar de tal forma emaranhado com os problemas do presente que se perca a visão do futuro – de suas oportunidades ou de seus perigos”. Raymond Brady.

Para compreender a longa lista de nomes do capítulo 7 do livro de Neemias, é preciso “subir numa árvore contextual” (Howard Hendricks). Os capítulos 1 a 6 demonstram como Neemias atingiu seu objetivo, a edificação do muro. O capítulo 7 é de transição e relata os primeiros passos na consolidação da obra. Estes passos logo são interrompidos por um despertamento espiritual (capítulos 8 a 10) e retomados depois que Deus tiver preparado o coração do seu povo (capítulo 11).

O capítulo 7 começa com a nova liderança oferecida por Neemias à cidade, a seguir com o censo do povo e finalmente através da garantia de sustento daqueles que serviriam na casa do Senhor. O resultado do planejamento de Neemias e do impulso de Deus é um grande passo em direção ao reacender da chama do prestígio nacional e de um desejo interior por parte do povo de conhecer mais da vontade de Deus para suas vidas.

Neemias inicia a “fase dois” selecionando homens dignos de confiança aos quais ele pode delegar certas responsabilidades.

“O melhor executivo é aquele que tem bom senso em escolher bons homens para executar o que ele quer que se faça, e autocontrole suficiente para não se intrometer com eles quando eles estiverem executando”. Roosevelt.

A proteção da cidade ressalta outra questão. A cidade é espaçosa, com poucos residentes. É evidente a necessidade de renovação urbana, ou seja, melhorias na cidade. Deus leva Neemias a fazer o recenseamento do povo, que prepara o caminho para o repovoamento da cidade.

Como consequência do censo, os chefes das famílias são mais uma vez levados à posição de importância na comunidade, e voluntariamente doam para a obra do Senhor, assim como Neemias, de maneira que os servos do templo tenham o seu sustento bem suprido. Tudo isso contribuiu para a estabilidade da economia.

Princípios de liderança

Primeiro, todos os homens-chave nos negócios devem envolver-se no treinamento de seus subordinados para que eles possam assumir posições de responsabilidade e liderança. Ao nomear pessoas para posições de liderança, devemos oferecer-lhes as diretrizes necessárias, delegar-lhes a responsabilidade adequada, e permitir que realmente liderem. A necessidade é de líderes que deem oportunidade às pessoas de explorar suas próprias capacidades, lutando por criar novas possibilidades para si próprios e para outros.

Em segundo lugar, há necessidade de líderes cristãos abertos à direção do Senhor. Precisamos sintonizar nossos sentidos com a direção de Deus.

“Ninguém precisa estar sem direção no meio das perplexidades desta vida. Não nos é dito claramente ‘Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas?’” George Washington Carver.

Finalmente, do exemplo de Neemias vemos a necessidade de sustentar adequadamente a obra do Senhor. Muitos bons homens de Deus, que servem como pastores ou nos campos missionários, e muitas instituições excelentes que honram a Deus, sofrem dificuldades econômicas contínuas porque os crentes não mantém a obra adequadamente. Agora, mais do que nunca, os crentes devem sustentar as organizações cristãs e, através de suas ofertas, avançar a causa de Cristo.

Este é um resumo do capítulo 11 do livro “Neemias e a dinâmica da liderança eficaz” de Cyril J. Barber, Ed.Vida. Por Eliane Werner

compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest