Quem é Jesus?

Marcos 4: 35 a 41

Por.: Pb. Irany de Souza Castro

O texto nos fala de “temor”. Veja os versículos 41 – 5.15, 33, 36. Só teme a Jesus, aquele que não O conhece. Por isso, todos perguntam: Quem é Jesus?

Você já se fez essa pergunta. Eu fiz. Todos nós fizemos. Essa pergunta faz eco em todos os séculos, em todos os lugares e as multidões ainda hoje perguntam:

Quem é Jesus?  Certa ocasião Jesus mandou que os discípulos entrassem no barco e fossem para o outro lado do mar. Ele ficou orando no monte e o barco foi embora. Era noite. Jesus os alcançou andando por sobre as águas e os discípulos se assustaram gritando: É UM FANTASMA!

Quem é Jesus?   Herodes corroído pelo remorso, sem conseguir esquecer o crime que cometeu, disse: “Este é João que mandei degolar e que ressurgiu”.

Quem é Jesus?    O centurião, olhando para a cruz, disse: Na verdade, este homem era justo.

Quem é Jesus?    Ele dormia na popa de um barco quando caiu grande tempestade e as ondas já cobriam o barco. Jesus mandou que o mar se acalmasse e depois do milagre disseram: “Quem é este que até o vento e o mar Lhe obedecem?”

Quem é Jesus? Depois da crucificação Pedro desorientado, disse “vou pescar” mas nada pescou. Um estranho que estava na praia  disse: lançai a rede para o lado direito do barco e achareis. E João disse a Pedro: “É o Senhor”.

Quem é Jesus?   Tomé não acreditou na ressureição mas quando viu Jesus disse: Senhor meu e Deus meu.

Quem é Jesus?    Nicodemus foi encontrar-se com Jesus de noite, para não ser visto e disse: “Rabi bem sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus”.

Quem é Jesus?  João Batista foi quem melhor respondeu à essa pergunta.   E respondeu com a autoridade reconhecida por Jesus, que disse a respeito dele: “que saístes a ver: um profeta? Sim, vos digo, e muito mais que um profeta. Entre os nascidos de mulher não há nenhum maior do que João Batista”. Ele foi maior que Abraão, Moisés, Davi e todos os demais.

João Batista foi o último dos profetas do Velho Testamento, ainda que seu nascimento, ministério e morte estejam registrados no Novo. E quando ele viu Jesus, proclamou “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.

Ele sempre soube dessa  verdade. Mais de 30 anos antes, quando Maria, grávida de Jesús, foi visitar sua prima Izabel, grávida de João Batista, ao ouvir a saudação de Maria, a criancinha João Batista saltou de alegria no ventre de sua mãe, porque ele sempre soube responder à pergunta: Quem é Jesus? Jesus é o Cordeiro de Deus. Jesus é o Cristo.

Outro homem, alguém amargurado, odiando tudo e odiado por todos, procurando homens e mulheres para conduzi-los presos a Jerusalém, respirando ameaças e mortes, esse homem, responsável pelo apedrejamento de Estevão,  viajava por uma estrada poeirenta de Israel quando se encontrou com um desconhecido.

Esse encontro causou-lhe grande impacto e ele tremendo, cego e atônito  conseguiu dizer: “Quem és Tu, Senhor??

Saulo não sabia com Quem se encontrava, só depois ele veio a saber, mas você e eu sabemos hoje com Quem ele se encontrou naquele dia, porque nem a distância que nos separa, nem a escuridão de um mundo perdido, nem o tamanho de 20 séculos, conseguiram apagar a luz que brilhou ao meio-dia daquele dia.  Ele se encontrou com Jesus, o Fulgor da Glória, o Sol da Justiça, a Resplandecente Estrela da Manhã.

João no cap.4 diz que Jesus foi à Samaria. Nenhum judeu passava por Samaria. Anos antes, os Assírios haviam invadido aquele lugar, e levaram o povo para o cativeiro. Trouxeram outras pessoas de fora de Israel para repovoar Samaria e estes vieram com seus costumes, seus deuses e sua idolatria, a ponto de contaminar de tal maneira a cidade de Samaria, que nenhum judeu queria siquer passar por alí. Mas Jesus passou. Ele se encontrou com uma mulher junto a uma fonte de água. Foi algo estranho, pois o judeu tradicional não conversava em público com uma mulher. Mas, naquele dia, Jesus não só foi a Samaria como tambem  falou com uma mulher, exatamente aquilo que nenhum judeu faria. Aconteceu uma revelação progressiva. De início a mulher Lhe disse: “COMO SENDO TÚ JUDEU ME PEDES DE BEBER A MIM QUE SOU MULHER SAMARITANA?“ Ela estava vendo  Jesus como um judeu comum. Mas a conversa prosseguiu e logo ela começou a perceber algo novo. Ela disse “SENHOR DÁ-ME DESSA ÁGUA PARA QUE EU NÃO MAIS TENHA SEDE”. Ela entendeu agora que Jesus não era um qualquer e chamou-O de Senhor. Foi o início da revelação. Logo depois ela disse “VEJO QUE ÉS PROFETA . Aquele homem não poderia ser um qualquer pois Ele tinha palavras de vida eterna. Finalmente, ela compreendeu: “EU SEI QUE VEM O MESSIAS”.

A revelação se completou e ela, que pensava ser Jesus apenas um judeu entendeu ser Ele o Senhor, o Profeta, o Messias.

Quem é Jesus ? ELE É DEUS.

João capítulo 1 diz que NO PRINCÍPIO ERA O VERBO, E O VERBO ESTAVA COM DEUS, E O VERBO ERA DEUS. (trocar “Verbo” por “Jesus” – Em ingles é “Palavra”) e deixa claro que Jesus era o Verbo de Deus. Diz mais, que Jesus estava com Deus. Diz mais, que Jesus era Deus. E com esta declaração destrói completamente qualquer dúvida à respeito de Jesus. Ele é o Verbo. Ele estava com Deus, está com Deus, e sempre estará com Deus, porque Ele é o próprio Deus.

O escritor de Hebreus afirma: NESTES ÚLTIMOS DIAS A NÓS NOS FALOU PELO FILHO, A QUEM CONSTITUIU HERDEIRO DE TODAS AS COISAS, E POR QUEM  FEZ TAMBÉM O MUNDO, SENDO ELE O RESPLENDOR DA SUA GLORIA E A EXPRESSA IMAGEM DO SEU SER. Mas alguém ainda pode perguntar:  Quem é Jesus?

ELE É O SERVO DO SENHOR – Salmo 22 – Isaias 42 – Isaias 53 ; ELE É O BOM PASTOR do Salmo 23 ; ELE É O REI DA GLÓRIA – Salmo 24; ELE É O HERDEIRO DE TODAS AS COISAS – e nós participamos dessa herança; ELE É O CRIADOR DE TUDO E DE TODOS – e nós somos parte integrante de sua criação; ELE É O RESPLENDOR DE DEUS E A SUA GLÓRIA – e nós haveremos de vê-Lo como Ele é. ELE É A EXATA EXPRESSÃO DA SUBSTÂNCIA DIVINA DO PAI – porque Ele disse: Eu e o Pai somos um; ELE É O SUSTENTADOR DE TODAS AS COISAS e n’Ele somos sustentados; ELE É QUEM NOS PURIFICA DE TODO O PECADO e n’Ele, purificados, temos acesso às mansões celestiais que nos aguardam na eternidade;  ELE TERMINOU SUA OBRA, E COMPLETOU SUA MISSÃO,  porque na cruz Ele disse: está consumado. ELE SE ASSENTOU À MÃO DIREITA DO PAI, COMO PARTICIPANTE DE SUA GLORIA E AUTORIDADE, porque Ele é o Filho, o herdeiro de todas as coisas; ELE É O PIONEIROporque Ele disse: Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim; ELE É A ESSÊNCIA DESSE CAMINHO– porque Ele disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ELE É AQUELE QUE NOS CONDUZ AO LUGAR DE GLORIA E BENÇÃO ETERNAS.

E pela Sua graça e misericórdia estaremos naquele lugar com Ele por toda a eternidade.   Ele é:

EMANUEL, Deus conosco;
EL SHADDAI – O Todo Poderoso;
JEOVÁ NISSI – A minha bandeira;
JEOVÁ SAMÖDeus está ali;
JEOVÁ EL ROI – O Deus que tudo vê;
JEOVÁ JIRÉ – O Senhor proverá;
JEOVÁ SHALON – O Deus da paz;
JEOVÁ SEBAÓ–Senhor dos Exércitos;
JEOVÁ TSIDKENU–O Deus da justiça;
ADONAI – O Senhor dos escravos;
YAHWEH – o Eterno;
A resplandecente estrela da manhã;
O Mestre Divino
O Grande Médico
O Pão da vida
A água viva
O defensor do fraco
A luz do mundo
O bom Pastor
O Rei Eterno
O Servo sofredor
O Consolador
A videira verdadeira
O Doador do Espírito Santo
O restaurador do arrependido
O Salvador crucificado
O conquistador da morte
O Resplendor da Gloria de Deus
A Rosa de saron;
O Cordeiro de Deus;
O lírio dos vales;
A raiz de Jessé;
O princípio e o fim;
Aquele que morreu em meu lugar;
O Profeta, Salvador e Rei;
O Alpha e o Omega;
O Soberano dos reis da terra;
O justo Juiz;
Aquele que era, que é, e que há de vir;
O Senhor dos Exércitos;
O redentor;
O que vive e reina para sempre;
O Filho de Deus;
O Salvador de todo aquele que crê;
O autor e o doador da vida;
O fulgor da glória divina
Ele é maravilhoso
Conselheiro
Deus Forte
Pai da eternidade
Príncipe da Paz.

Ele é Jesus, o Senhor da glória.

compartilhar

Posts Recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest