Neemias – Parte 01

Portal IECP 2

Onde se encontra!

Neemias 1:1-4

“A história humana é o relato de realizações de massa sob a liderança de alguém”.

Existem muitas fórmulas de liderança bem sucedida. Após minha conversão, descobri que Deus nos comunicou as coisas que precisamos conhecer sobre a nossa existência secular, bem como uma vida de santidade. O que existe na Bíblia para os que se acham em posição de liderança? Encontrei em Neemias o que eu procurava!  Neste livro aprendi como planejar o meu trabalho, integrar minhas tarefas no funcionamento total da companhia, motivar a outros e avaliar os resultados. Aprendi a importância de estabelecer alvos realistas, e descobri o que fazer antes de atingir mais objetivos. Deus já previu os problemas daqueles que estão em postos de gerência – como lidar com a oposição, a diferença entre o “líder de tarefa” e o “especialista sócio-emocional”.

Sobre a interpretação do texto, não iremos espiritualizar o que Neemias escreveu, pois o método da alegoria é bastante problemático. Seguiremos uma interpretação normal, coerente e literal do texto. Buscaremos princípios sobre a dinâmica da liderança bem sucedida.

Neemias era o copeiro do rei persa Artaxerxes I, se encontrando em posição singular. É quando recebe de seu irmão a informação de que Jerusalém está em condições deploráveis. Uma “cidade sem portais com trancas e muralhas bem altas não é cidade”. Está sem defesa e não pode oferecer proteção aos que se encontram nela. Todas as tentativas anteriores de reconstruir o muro foram frustradas.

O modo pelo qual Neemias uniu o povo e levou-o a cumprir uma tarefa aparentemente impossível é bastante inspirador. A estratégia que ele empregou está totalmente atualizada com as mais recentes pesquisas de motivação e tem sido usada por empresários e líderes através dos anos.

Veja este resumo básico:

CONSTRUÇÃO DOS MUROS: CAP.1 A 7 – Princípios de liderança eficaz.

INSTRUÇÃO DO POVO: CAP.8 a 10 – Princípios de renovação espiritual.

CONSOLIDAÇÃO DA OBRA: CAP.11 a 13 – Princípios de excelência administrativa.

Tão logo recebeu a notícia, Neemias começou imediatamente a interceder a favor de seus irmãos, e após quatro meses de oração intensiva ele tem a permissão para viajar e avaliar a situação pessoalmente. Então desafia o povo com a necessidade de reconstruir os muros da cidade. A construção do muro é concluída em cinquenta e dois dias.

A seguir, Neemias sabiamente fica nos bastidores enquanto Esdras, os sacerdotes e os levitas instruem o povo na Lei, pois Deus intervém com um verdadeiro despertamento espiritual.

Algum tempo depois, Neemias volta à corte persa e fica lá por 12 anos, e então retorna para Judá como seu governador, para descobrir que o povo se afastou do Senhor, e iniciar uma reforma vigorosa e purificar o povo de suas práticas pecaminosas.

Nos próximos capítulos destacaremos três tópicos importantes: as características básicas da liderança dinâmica; a importância de princípios espirituais e a necessidade de sólida política administrativa – e também as crenças de Neemias a fim de determinar a contribuição de suas convicções à liderança bem sucedida.

Este é um resumo da Introdução ao livro “Neemias e a dinâmica de liderança eficaz”, de Cyril Barber, Editora Vida.

Produzido por Eliane Werner – Mocidade para Cristo do Brasil

compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest