Pastoral Junho 2022

MÉDICO

Leitura bíblica: Mateus 9.9-13

“Jesus [disse]: Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes (Lc 5.31)

Geralmente, lembramos como os médicos são importantes quando precisamos de um. Se nos sentimos mal ou suspeitamos que estamos com alguma doença, procuramos um deles e contamos o que temos percebido em relação à nossa saúde. A partir disso, e se necessário, serão feitos exames para diagnosticar o problema e poder tratá-lo adequadamente, para que possamos nos recuperar o quanto antes. Se alguém doente não procurar tratamento médico, provavelmente sofrerá graves consequências, pois, como muitas pessoas dizem, “com saúde não se brinca”.

Há um tipo de “doença” que todos possuem, mas muitos desconhecem ou não querem admitir sua situação e evitam ir ao médico. O problema é na esfera espiritual: todo ser humano, sem qualquer exceção, está contaminado pelo pecado (tudo aquilo que desagrada a Deus). Para esta “doença” só há um médico que pode realizar o tratamento correto: Jesus. Outros podem até diagnosticá-la, mas o único que tem o remédio certo é o Filho de Deus. Esse “remédio” é o seu sangue, derramado por nós na cruz, por meio do qual podemos ter nossos pecados perdoados. Não precisamos pagar nada por ele: basta reconhecermos que estamos doentes, demonstrando arrependimento real por termos desagradado a Deus e pedindo seu perdão. Se não entregarmos nossa vida nas mãos do Médico, estaremos para sempre afastados da sua presença. No texto de hoje, lemos que ele veio ao mundo para chamar pecadores ao arrependimento, como aconteceu com Mateus. Quem acha que está espiritualmente “sadio” já comete um grande erro, pois pensa ser autossuficiente para curar-se a si mesmo. Não interessa o quanto você tente se automedicar ou procure outros médicos, ninguém mais tem o remédio certo. Para esse problema espiritual precisamos de tratamento constante com o Médico. Ao contrário daqueles que às vezes erram o diagnóstico ou o remédio, Jesus nunca falha. 

Somente em Jesus encontramos o remédio certo para nossa alma. 

(texto extraído do devocional Presente Diário)


Pr. Daniel Oliveira.

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp