A mulher que tema ao Senhor será louvada

O texto de Provérbios 31:10-31 é um poema onde a primeira letra de cada versículo corresponde a uma letra do alfabeto hebraico, idioma original desse texto. É como se em português nós tivéssemos os versículos escritos da seguinte forma: o primeiro começando com a letra A, o segundo com a letra B, o terceiro com C e assim sucessivamente. Essa estratégia era utilizada para auxiliar na memorização do texto.

Mas por que alguém teria interesse em memorizar as características da mulher exemplar? Existem dois motivos, ou melhor, dois grupos de pessoas que teriam interesse em ter na memória as características da mulher ideal.

O primeiro, ao qual a ideia inicial do texto foi direcionada, eram os homens, que deveriam procurar esse padrão de mulher para se casarem. Provérbios 31 nos fala do conselho que a mãe do rei Lemuel deu a ele sobre a mulher ideal. Interessante notar que essas características todas deveriam ser para uma rainha ideal, já que Lemuel era rei.

O segundo grupo de pessoas que deveriam ter em mente o padrão de mulher exemplar é o das próprias mulheres. Afinal, quem não quer ser louvada por ser uma mulher exemplar?

O problema hoje em dia está no padrão de mulher admirada pelo mundo. O que o mundo louva? Para obtermos essa resposta, basta olharmos para o tipo de mulher que aparece em filmes, séries, redes sociais, outdoors.

Como é essa mulher? Quase sempre é magra, loira, rica, independente, sensual, tem a carreira profissional como prioridade e mais do que isso, sua carreira da sentido a sua vida.

A identidade da mulher padrão para o mundo é definida pelo que ela é profissionalmente. Ela luta para “fazer algo de útil pela humanidade”. Ela acredita que precisa se sentir importante e de bem com ela mesma, acima de qualquer coisa.

O que falta na vida dessa supermulher do século XXI? Só Deus. Ou melhor, só tudo.

Deus nos criou conforme a sua imagem e semelhança para vivermos em comunhão com Ele. Quando o pecado entrou no mundo através de Adão e Eva, essa comunhão foi interrompida. Mas Deus sendo misericordioso enviou seu filho Jesus Cristo para morrer pagando o preço dos nossos pecados, para que pudéssemos voltar a ter comunhão com Ele.

Através de Jesus Cristo temos comunhão com Deus. Na verdade, passamos a ser da família de Deus. Passamos a ser filhas de Deus. A partir de nossa conversão, essa passa a ser a nossa identidade.

Quando recebemos Jesus como nosso Salvador, também o recebemos como Senhor de nossa vida. Ou seja, devemos abandonar os pensamentos do mundo e viver nos padrões de nosso Mestre.

Deus determinou a vontade Dele para nós mulheres e isso é bem claro ao longo das escrituras. A mulher de Provérbios 31 ilustra o desejo de Deus para nossas vidas.

Deus definiu qual deve ser a ordem de prioridade em nossas vidas. Esse é um ponto onde nós precisamos ter muito cuidado. A ordem de prioridades para o mundo não se parece em nada com os propósitos de Deus.

Em Gênesis 2:18, encontramos o objetivo da criação de Eva. A única coisa que não parecia boa para Deus em sua criação era a solidão de Adão. Então, Deus cria sua mulher.

O principal papel de uma mulher casada é cuidar de seu marido, seus filhos e sua casa. Nessa ordem. A mulher de Provérbios 31 tem como prioridade o cuidado com seu marido (versos 11,12,23,28,29) e, em seguida, ter o seu lar organizado.

Ela trabalha sim, mas o seu objetivo não é ganhar dinheiro e ser independente. Pelo contrário, ela é generosa com os necessitados e emprega os recursos que ganha em benefício de sua família. Ela não só é admirada pelo marido e pelos filhos, mas seu testemunho alcança todos ao redor dela. Ela é uma mulher sabia, porque teme ao Senhor.

A Bíblia nos instrui que o princípio da sabedoria é o temor ao Senhor, mas os tolos desprezam essa verdade. Aliás, o tolo diz em seu coração que não há Deus. Isso quer dizer que ele vive como se não precisasse prestar contas do que faz. A mulher virtuosa já é o contrário. Ela faz o que faz porque teme ao Senhor e isso a faz admirável. Mas o que é temer ao Senhor?

Viver no temor do Senhor significa viver sabendo que prestamos contas a Ele. É viver à luz do fato de que Ele é Deus e nós somos criaturas. Ele vê tudo, tudo está exposto diante Dele. Viver em temor piedoso significa viver à luz de Deus como um santo Deus que chama seu povo à santidade. Se de fato tememos o Senhor, reconhecemos de coração que ele é o Criador e nós somos as criaturas; Ele é o Pai e nós somos os filhos; Ele é o Senhor e nós somos os servos.

Esse temor significa respeitar Deus em função de quem Ele é. Ouvir com cuidado aquilo que Ele diz e obedecer à Sua Palavra. Cientes de que nossa desobediência O desagrada, rompe nossa comunhão com Ele e faz sobrevir Sua disciplina.

Algumas ideias chaves que devemos aprender sobre o temor ao Senhor:

· Ele é o mestre. (Jo 13:13)

· Devemos obedece-lo porque Ele sabe o que é melhor para nós. (Lc 6:46-48)

· A desobediência traz disciplina do Senhor em nossa vida. (Hb 10:26-31)

Devemos demonstrar esse temor a Deus da mesma forma que a mulher virtuosa faz. Vejamos:

– Fazendo o bem ao meu marido todos os dias. (Pv 31:12)

– Cuidando da organização da minha casa com diligência. (Pv 31:27)

– Ajudando as pessoas que têm qualquer necessidade. (Rm 12:10-21)

– Não nos preocupando. (Pv 31:25)

– Guardando nossa língua. (Pv 31:26)

Você pode pensar que tudo isso é muito difícil de fazer e eu não vou mentir para você, é difícil mesmo. Mas se fosse fácil não precisava Jesus Cristo ter morrido para que você fosse capaz de fazer.

Deus não nos chama a fazer nada que Ele não nos capacite a fazer. Ele conhece nossas fraquezas e não espera que sejamos perfeitas, só que estejamos crescendo. Ele promete misericórdia para nós, se nos achegarmos a Ele.

“Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.” Hb 4:15,16

Larissa Ferraro

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp