Disciplina: Memorização

Quando a Palavra habita em nosso coração.

Mais uma disciplina para nossa Série Disciplinas Espirituais que me confronta diretamente. Sou muito ruim em memorizar frases e textos, troco as palavras, confundo os autores. Mas preciso admitir que sei de cor frases de alguns livros e autores que amo de modo especial e me marcaram ao longo da vida. Por que, então, não memorizar também trechos do livro mais importante de todos? O livro que contém as palavras de vida eterna e que tem o poder de me transformar e sustentar como nenhum outro já escrito em toda a terra?

Será apenas preguiça? Ou envolve também um desprezo pela familiaridade deste livro sempre acessível? Talvez tenha a ver com a dificuldade que temos hoje em criar hábitos que nos transformam. O pastor Ricardo Barbosa diz que, da mesma forma como a vida necessita do básico (ter o suficiente para comer, vestir e descansar), a natureza da vida espiritual repousa sobre o que é essencial (meditação na Bíblia, oração, comunhão, adoração e missão). São esses hábitos básicos que nos colocam no lugar onde podemos experimentar a graça de Deus e crescer. (1)

Segundo ele, vivemos o grande perigo de negar o básico, achando que podemos experimentar a graça de Deus e provar sua bondade e amor sem nos aquietar e deixar que a Palavra molde nosso caráter, que a oração fortaleça nosso espírito e que a comunhão nos sustente em nossa identidade como povo de Deus. As disciplinas espirituais básicas, como a leitura atenta, a meditação constante e a memorização das palavras escritas na Bíblia, formarão o nosso caráter como cristãos.

A Disciplina Espiritual da Memorização

As Palavras de Vida que saem memorizadas através de nossos lábios, habitam em nosso coração e são acessíveis à mente no momento de necessidade. Como quando andamos por uma cidade onde conhecemos todas as suas ruas sem precisar de um mapa. Segundo James Smith, é possível conhecer de cor, de olhos fechados, algo que se torna muito mais do que uma informação, se torna um conhecimento absorvido, vivido na experiência prática e incorporado à vida, automaticamente acessado quando se precisa dele. (2)

“Saber de cor” é saber algo de forma profunda, quase intuitiva… como se viesse do coração.

O mesmo ocorre com nossa formação espiritual, precisamos mais do que informação, precisamos conhecer a Deus e sua Palavra. De que maneira colocamos o Senhor sempre presente diante de nós? Dallas Willard responde essa pergunta trazendo a memorização de passagens bíblicas como absolutamente fundamental. Segundo ele, se precisasse escolher apenas uma dentre todas as disciplinas de formação espiritual, ele escolheria a memorização. (3)

“Relembre continuamente os termos deste Livro da Lei. Medite nele dia e noite, para ter certeza de cumprir tudo que nele está escrito. Então você prosperará e terá sucesso em tudo que fizer.” — Josué 1:8

Precisamos da Palavra de Deus em nossa boca, relembrá-la continuamente, mas como ela chega lá? Pela memorização. Muitas vezes entramos em um ciclo de pensamentos viciosos e sentimentos destrutivos, por acolhermos mentiras ou distorções da realidade em nossa mente e coração. Nós nos pouparíamos de uma série de problemas se repetíssemos a Palavra para nós mesmos, como se falássemos com nossa alma, como o Salmo 42 nos ensina: “Por que você está tão abatida, ó minha alma? Por que está tão triste? Espere em Deus! Ainda voltarei a louvá-lo, meu Salvador e meu Deus!”(Salmo 42:5–6).

Memorizar as escrituras não é um ato mecânico de falar frases decoradas, como às vezes fazemos para uma prova. Saber a Palavra de cor é acolher em nosso coração a verdade revelada nos versículos bíblicos, mantendo seus ensinos, sua forma de mostrar a realidade, quem Deus é e quem nós somos, vivos em nossa memória. Da mesma forma, mantemos Deus presente para nós e atuante em nossa vida.

Uma dica prática: comece memorizando um trecho das Escrituras que fale algo importante que você precisa aprender e viver em sua vida agora. Se você está ansioso, por exemplo, memorize Filipenses 4:6–7: “Não andeis ansiosos com coisa alguma; em vez disso, orem a Deus pedindo aquilo de que precisam e agradecendo-lhe por tudo que ele já fez. Então, vocês experimentarão a paz de Deus, que excede todo entendimento e que guardará seu coração e sua mente em Cristo Jesus.”

Memorize uma frase de cada vez. Escreva o trecho todo em um pedaço de papel. O exercício de escrever as palavras já ajuda na memorização. Ao longo do dia, fale uma frase de cada vez em voz alta. Use a imaginação para fazer associações, imagine uma história, tente repetir o trecho todo com as suas palavras, fale o trecho para sua alma.

Uma vez que a primeira frase foi memorizada, fale a segunda e, assim, até o final. Medite nessas frases à medida que você as repetir, deixe a mensagem alcançar o profundo do seu coração. Você também pode deixar o trecho visível em algum lugar da casa (em um papel colado no espelho ou no computador), até memorizá-lo completamente. Repita o trecho todos os dias até memorizá-lo, especialmente enquanto faz tarefas rotineiras em casa ou dirigindo.

Com o tempo, será possível expandir o trecho e memorizar capítulos inteiros ou até livros inteiros. Este é um ótimo exercício para uma geração que tem abandonado a memorização e confiado completamente nos recursos tecnológicos que usamos. Criamos muitos dispositivos que nos auxiliam a não precisarmos mais memorizar tantas informações. Contudo, isso também tem nos deixado preguiçosos para exercitar a memória com a Palavra de Deus, já que temos várias versões da Bíblia disponíveis online e em aplicativos no celular, e abandonamos a disciplina da memorização.

Porém, a memorização torna-se especialmente relevante quando passamos por tribulações e tentações; o Espírito Santo nos socorre trazendo à nossa memória aquilo que precisamos nos lembrar neste exato momento. Bonhoeffer, que ficou preso por dois anos, nos últimos meses foi privado de seus livros e sua Bíblia. Ele relata que a memorização das Escrituras, ajudada por hinos que cantavam a Palavra, providenciaram sustento para ele nos momentos mais difíceis, trazendo a certeza que Deus não o havia abandonado e que Deus estava com ele.

Ouça as palavras dos sábios; dedique o coração à minha instrução. Porque é bom guardar no coração estes ditados e tê-los sempre na ponta da língua. Hoje eu as ensino a você, para que confie no Senhor. — Provérbios 22:17–19

O Salmo 119 é uma canção contínua de louvor à vida que resulta de “esconder a Palavra no coração” (v. 11). O Salmo 1 descreve a vida daquele que desvia sua mente dos caminhos do mundo e que “tem satisfação na lei do Senhor, e nela medita dia e noite” (v. 2). Aqui temos uma atividade da mente e do corpo empreendida com toda a força que temos para fazer nosso corpo cooperar efetivamente com a ordem divina. Como resultado, ocorre uma transformação da vida interior e exterior que procede da simples meditação e memorização das Escrituras. “Ele é como a árvore plantada à margem do rio, que dá seu fruto no tempo certo. Suas folhas nunca murcham, e ele prospera em tudo que faz.” (Salmo 1:3)

A meditação na Palavra de Deus e sua memorização são exercícios que trazem grande benefício, pois permitem que a verdade revelada nas Escrituras alcancem o profundo de nosso ser, nos alimentando, nutrindo, curando e restaurando; também nos ensinam um novo jeito de viver, um novo modo de perceber a realidade, nos transformando de dentro para fora; influenciando nossos pensamentos, sentimentos, vontade e imaginação.

“A palavra de Deus é viva e poderosa. É mais cortante que qualquer espada de dois gumes, penetrando entre a alma e o espírito, entre a junta e a medula, e trazendo à luz até os pensamentos e desejos mais íntimos.” — Hebreus 4:12

De forma prática, memorizar a Palavra do Senhor é ter uma luz que está sempre disponível a nós, ao nosso alcance, que nos ajuda a enxergar e a andar. Porém, estamos sempre ocupados demais com outras coisas, que preenchem nossa memória e imaginação. Usamos outros mecanismos para perceber e compreender o que está acontecendo e, sem enxergar direito, caímos nos buracos e armadilhas do caminho. Precisamos crer que somente a Palavra do Senhor “é lâmpada para meus pés e luz para meu caminho.” (Salmos 119:105)

Jeremias 15:16 diz: “Quando descobri tuas palavras, devorei-as; são minha alegria e dão prazer a meu coração, pois pertenço a ti.”

Oremos

Senhor Deus, que tenhamos a mesma disposição de Jeremias ao encontrar sua Palavra, que nosso coração deseje devorar suas palavras, pois somente elas nos dão vida e iluminam o nosso caminho, que elas se tornem também nossa alegria e o prazer de nosso coração, pois pertencemos a Ti somente. Amém.

Por Vanessa Belmonte

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp