A Morte da Morte

Leia:

Jesus disse a seus discípulos: “Ressuscitarei ao terceiro dia”. Ele disse isso em Marcos 8, novamente em Marcos 9 e novamente em Marcos 10.

Dada essa repetição, algo curioso está acontecendo. No terceiro dia após a morte de Jesus, não há discípulos homens por perto; Essas discípulas aparecem, mas trazem consigo todas as especiarias e perfumes caros com os quais um corpo morto era ungido costumeiramente. Ninguém está esperando por uma ressurreição. Se você fosse o escritor do Evangelho de Marcos, tentando escrever uma história fictícia crível, e você tivesse Jesus repetidamente dizendo a seus discípulos que ele ressuscitaria no terceiro dia, você não teria pelo menos um discípulo pensando isso após a morte? E dizendo aos outros: “Ei, é o terceiro dia! Talvez devêssemos dar uma olhada no túmulo de Jesus. Que mal pode fazer?” Isso seria razoável. Mas nenhum deles disse nada disso. Na verdade, eles não esperavam uma ressurreição. Não lhes ocorreu. O anjo diante do túmulo vazio teve que lembrar às mulheres: “Vocês verão, assim como Ele lhes disse”. Se Marcos tivesse inventado essa história, não a teria escrito assim.

E aqui está o ponto: a ressurreição para os primeiros discípulos era tão inconcebível quanto inacreditável, assim como é para muitos de nós hoje. Também é verdade que suas razões teriam sido diferentes das nossas. Os gregos não acreditavam na ressurreição. Na concepção grega do mundo, a vida após a morte era a libertação da alma do corpo. Para eles, a ressurreição nunca faria parte da vida após a morte. Quanto aos judeus, alguns acreditavam em uma futura ressurreição geral quando o mundo inteiro fosse renovado, mas não tinham noção de um indivíduo ressuscitando dos mortos. As pessoas dos dias de Jesus não estavam predispostas a acreditar na ressurreição mais do que nós.

É difícil para você acreditar que Jesus ressuscitou dos mortos? Que esperança a ressurreição de Jesus lhe dá?

Trecho de JESUS ​​​​THE KING por Timothy Keller

Fonte: App YouVersion – Planos de Leitura

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp