Armadura de Deus

Os cristãos experimentam e praticam a guerra espiritual de maneira diferente, no entanto, permanecer na luta, vestido com a armadura de Deus, é aplicável a todos os crentes. Paulo não exclui ninguém em sua carta à igreja em Éfeso. Todo o corpo de Cristo precisa estar armado.

Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.” (Efésios 6:10-18)

Paulo, fazendo uma analogia com o uniforme de combate de um soldado romano, destaca o equivalente espiritual do “equipamento” necessário para permanecer forte e lutar em uma batalha espiritual. O cinto é a verdade. Viver na e pela verdade de Deus; verdade e sinceridade é uma parte essencial do meu caráter. A couraça, justiça de Deus, protegerá meu coração. Será parte maior em minha identidade e integridade como cristão e me ajudará a viver uma vida santa. Os sapatos, que na época romana eram sandálias, representam a prontidão para difundir o Evangelho. Com estes sapatos estamos motivados e disponíveis para levar a Boa Nova de paz a todos os jovens. O escudo, a fé, é a proteção máxima e pode ser girado em todas as direções para impedir a entrada dos dardos inflamados do inimigo. O capacete, que é a salvação, é proteção para nossa cabeça, a sede do conhecimento. A segurança em nossa salvação mantém a dúvida afastada. Finalmente, a espada, que é o único equipamento ofensivo, é a Palavra de Deus. Os soldados romanos carregavam espadas de dois gumes e Hebreus 4:12 diz que a Palavra de Deus é mais afiada do que qualquer espada de dois gumes quando se trata de travar a batalha espiritual. Devemos ser dependentes da Palavra de Deus para atacar os esquemas do diabo. A falta de uma única peça dessa armadura nos torna vulneráveis a golpes do inimigo.

Agora vamos ver como ficar de pé, com essa armadura, antes, durante e depois de uma luta ou batalha espiritual. Observe que ficar de pé, neste caso, é ativo, não passivo. Sentar é uma posição de descanso, mas em pé não é. Pense em um guarda no palácio de Buckingham, de pé, pronto e alerta para qualquer ataque.

ANTES
Precisamos ser fortes e corajosos para servir no ministério. A posição espiritual requer força e essa força só recebemos do Senhor em nosso tempo devocional pessoal regular com Ele. Conforme compartilhado no último ePray, nosso relacionamento com Jesus precisa ser íntimo e cultivado muito antes de encontrarmos uma luta. Fazemos o treino antes da hora para estarmos prontos, de pé, quando vier o ataque. É muito importante perceber que sozinhos não temos força. Nossa força está no Senhor e em Seu poder para que não nos gloriemos em nada.

Também precisamos saber de antemão que a luta não é contra um ser de carne e osso. É espiritual e, portanto, não estamos brigando com uma pessoa que pode ou não ser um irmão ou irmã em Cristo. Brigas entre humanos sempre criam divisão e isso não ajuda em nada. Nossas armas nunca podem ser de tipo humano porque são simplesmente inadequadas. Nossas armas precisam ser divinas, espirituais. Peça ao Espírito para que antes da batalha nos mantenha alertas e fiéis em oração, enquanto nos apropriamos das diferentes peças da armadura.

Antes de uma batalha, elabore um plano: Arranje tempo para conhecer a Bíblia, até mesmo memorizá-la. Pratique como levar alguém a Cristo. Viva uma vida de pureza e confie em Deus para capacitá-lo no dia da luta. No dia do mal, lutamos e permanecemos em um lugar de vitória. A vitória de Cristo Jesus conquistando totalmente a morte.

DURANTE
A armadura é preparada para nós pelo Deus Triúno, mas precisamos vesti-la e usá-la durante os ataques. Não adianta apenas saber sobre ela e não usá-la. Quando o dia do mal chegar, estou pronto, totalmente vestido para participar.

Cada pessoa tem a responsabilidade de permanecer forte durante uma batalha espiritual, seja o ataque contra uma pessoa ou contra um grupo ao qual pertence. Permanecer forte em minha posição significa que as forças espirituais não podem ganhar terreno porque eu estou lá de guarda. Resisto a todos os ataques como qualquer soldado faz na batalha, mesmo que a luta seja muito feroz. Uma pessoa deitada no chão é muito mais vulnerável do que uma que está de pé.

O desânimo é uma grande ameaça em uma situação de guerra, portanto, meus olhos precisam estar fixos em Jesus. Em uma batalha espiritual, será necessário que eu coloque a armadura de Deus por meio da oração. Por exemplo, você pode orar: “Jesus, você me salvou. Eu creio em Ti quando dizes que desejas que todas as pessoas sejam salvas. Você também morreu por cada jovem, portanto agora trago (insira o nome) para a salvação.” Permaneça firme em oração, sem se abalar e trazendo a situação a Deus.

DEPOIS
Aguente a batalha até o fim e então seremos vitoriosos, mesmo que tenhamos recebido cortes profundos, um lábio inchado ou um olho roxo. Com cicatrizes de batalha, sentindo-nos completamente esgotados, continuemos confiando apenas em Jesus – definitivamente não em nossas próprias habilidades. Quando tudo estiver feito e a batalha for travada e vencida, vamos continuar ativamente em oração pelo crescimento espiritual de um determinado jovem. Não aceite um resultado ruim, mas seja persistente em oração por todas as pessoas.
Continuemos combatendo o bom combate, nos apegando a Jesus, autor e consumador da nossa fé.

ALGUMAS IDEIAS PARA UM DIA DE ORAÇÃO E JEJUM
Leia a passagem de Efésios 6. Agradeça ao Senhor por fornecer a armadura espiritual – passe por cada peça da armadura, agradecendo-lhe por Sua verdade, por Sua justiça, por Sua salvação, por Seu evangelho de paz, por Sua fé em você, por Sua Palavra. Se você é criativo, pode até mesmo desenhar isso enquanto ora.

Contemple e pergunte ao Senhor se está faltando alguma peça da armadura. O que você precisa fazer para ter certeza de que está totalmente equipado? Peça ao Senhor para revelar qualquer batalha espiritual que esteja acontecendo agora em sua vida, família, igreja ou nação. Ore pelas pessoas envolvidas e peça ao Senhor algumas escrituras com as quais você possa lutar ofensivamente.Escreva essas escrituras e declare-as em voz alta – ex. nenhuma arma forjada contra você prosperará (Isaías 54:17).

Continue orando por pessoas ainda não salvas que você está procurando alcançar e ore para que mais trabalhadores da colheita se juntem a você.

Koekoes van As
Coordenadora Nacional de Oração, Mocidade para Cristo África do Sul

Koekoes é filha de Deus há mais de 37 anos e é casada com EJ há quase 33 anos. Ela é uma enfermeira treinada, mas serviu a Mocidade para Cristo por 25 anos, começando seu serviço em tempo integral em Angola. Ela então serviu na Namíbia, seguida por Botsuana e nos últimos quatro anos em seu país natal, a África do Sul. Koekoes é o Coordenadora de Oração da MPC África do Sul e também atua no Conselho Internacional como Representante de Campo para a Área da África. Ela mora em Kamieskroon – uma pequena vila na bela Namaqualand, famosa por suas flores da primavera.

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp