Pastoral – Novembro 2022

CUIDADO COM O ESPÍRITO DE ENGANO

Este espírito está atuando de uma maneira muito sutil, aliás, uma das especialidades de satanás é ser sutil e nestes últimos dias temos verificado essa forte atuação do inimigo até dentro de algumas igrejas. Em Mateus 24:22-25, Jesus chama a atenção dos seus discípulos, dizendo-lhes para tomar cuidado com o espírito de engano, pois ele, se possível, enganaria até os escolhidos de Deus.

Esta profecia de Jesus está se cumprindo a cada dia e de forma crescente. O apóstolo Paulo, em 2 Coríntios 11:1-4, chama a atenção da igreja de corinto para que não fosse enganada como Eva foi por satanás, ou melhor, pelo espírito de engano. No evangelho de João capítulo 8:42-47 Jesus chama satanás de pai da mentira; nele não há nada verdadeiro, pois é um enganador e faz o que é próprio dele, isto é, enganar.

Muitas vezes o Espírito Santo diz lá no seu íntimo: “não faça isso”, mas quando essa pessoa está sob o domínio da sutileza de satanás e na sua alma ela diz: “não vejo nada demais”, só com esse pensamento ela já deu abertura para o engano atuar em sua vida. Muitas vezes as pessoas sabem que estão sendo enganadas e parece até que gostam disso, relembrando um jargão do mundo que diz: “me engana que eu gosto”, mas na realidade ninguém gosta de ser enganado, não é verdade?

Quando andamos em desobediência, pode ter certeza, o espírito de engano está em plena atividade em nossa vida.

Há muitos que vivem em plena desobediência à vontade de Deus, em uma vida de mentira.

O espírito de engano os levou a um encantamento tal, que vivem como se todas essas coisas fossem verdadeiras, isto é, não perceberam que estão vivendo no erro.

Em I João 4:4-6 o apóstolo fala claramente sobre o espírito de engano que atua hoje dentro da igreja. Não tem desculpa, ninguém poderá dizer: “eu não sabia”.

O único meio de vencer este espírito de engano é conhecendo, estudando e obedecendo a Palavra de Deus. Precisamos deixar de ser meramente ouvintes da Palavra de Deus para também sermos praticantes, como está escrito em Tiago 1:22. Saia do engano e viva da verdade da Palavra de Deus. João 8:32 nos diz: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Ela com certeza nos libertará do engano.

Deus abençoe,
Pr. Daniel Oliveira

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp