Disciplina: Oração

Nós somos pessoas que oram, porque o Senhor nos chama para Ele.

Oração talvez seja a disciplina mais conhecida e praticada entre os cristãos. Foi a 1a disciplina a ser gravada em nosso Podcast O Sacramento do Momento Presente e é a 12a da nossa Série Disciplinas Espirituais.

Todos os grandes santos da história da igreja falam sobre a oração, como uma obrigação (algo que precisamos realizar) e um dom (algo que nos é dado). Não podemos forçar Deus para estabelecer uma relação conosco, Ele vem a nós por iniciativa própria e nenhum esforço, nenhuma disciplina ou prática pode trazê-lo ou manipulá-lo. Deus nos chama para orar e provê todos os meios para que esse encontro seja possível. A questão é como estamos respondendo a esse chamado.

Talvez, pela familiaridade, nós estejamos negligenciando essa disciplina tão necessária para nos ajudar a viver. Correndo o risco de transformá-la num ritual de pedidos a serem realizados por um deus-gênio-da-lâmpada ou um deus-talismã-da-sorte. Ficando surdos à Voz que nos chama em meio aos inúmeros ruídos e à pressa.

A oração é uma oportunidade maravilhosa demais para ser verdade — encontrar com o Deus verdadeiro que sustenta todo o universo agora e me vê — e vem escondida num gesto bem singelo de me render a Ele. Quando oramos estendemos nossas mãos abertas, nos rendemos em vulnerabilidade, nos doamos a Deus em confiança… para receber o Deus que vem ao nosso encontro, nos acolhe e se doa a nós.

Fica, então, o convite para respondermos a esse encontro e criarmos oportunidades em nossa rotina para estarmos com a Pessoa mais importante de todas.

A Disciplina Espiritual da Oração

Segundo Richard Foster, de todas as disciplinas espirituais, a oração é a principal, porque nos conduz a uma comunhão com o Pai. A oração verdadeira cria vida e muda a vida. Orar é mudar. A oração é a principal via usada por Deus para nos transformar — renovar nossa mente e reordenar nossos afetos. Se não estivermos dispostos a mudar, deixaremos a oração de lado. (1)

Oração também é algo que se aprende, envolve um processo de dedicação e persistência. Tim Keller diz a oração deve ser uma das coisas mais difíceis do mundo. A primeira coisa que descobrimos ao tentar orar é nosso vazio espiritual. Estamos tão acostumados a ser vazios que não reconhecemos essa condição como tal, até que tentamos orar. Lemos o que a Bíblia diz e ouvimos o que os outros dizem sobre a oração, mas não o sentimos. (2)

Então, não desanime quando for difícil orar ou quando a oração parecer frágil e sem sentido. Continue, insista, pratique e aprenda a orar cada vez mais. Leia livros sobre isso, leia os textos bíblicos que falam sobre oração, converse com outras pessoas sobre como é a vida de oração delas, converse com Deus e tenha paciência para desenvolver sua vida de oração. Então, gradualmente, sua vida de oração vai começar a florescer.

Kierkegaard uma vez observou: “um homem orava e, no início, pensou que a oração equivalia a falar. Contudo, à medida que foi ficando cada vez mais quieto, percebeu que oração é ouvir.” Ouvir a Deus é necessário na oração e o ouvimos, muitas vezes, através da leitura atenta à sua Palavra. Oração, então, inclui o silêncio. O silêncio de uma pessoa que se aquieta diante de outra, para ouvi-la. Precisamos acalmar todos os ruídos à nossa volta e dentro de nós e nos colocarmos atentos àquele que nos vê e nos ouve. Estar atento ao encontro que acontece no momento presente.

Como uma criança que se aproxima de seu pai, a oração envolve simplicidade, sinceridade, honestidade e confiança. Inclui pedidos, confissões, desabafos, lamentos, gratidão e louvores. A oração é a única porta para o autoconhecimento genuíno porque nos vemos à medida que vemos a Deus.

Ao estarmos a sós com Ele, ao nos aquietarmos diante dele, desenvolvemos um senso mais vívido da realidade da presença de Deus, da realidade a nossa volta e de uma vida compartilhada com ele. É a maneira de conhecermos a Deus, o caminho para enfim, tratá-lo como Deus. A oração é a chave para tudo o que necessitamos fazer e ser na vida, por isso precisamos aprender a orar. Precisamos criar um espaço em nosso dia e em nossa rotina para a disciplina da oração.

Claro que oramos ao longo do dia, enquanto fazemos outras coisas. Também é possível orar sem cessar como a Bíblia nos orienta. Há várias formas de oração. Mas aqueles que não dedicam um tempo especial para cultivar a oração em sua rotina de vida, dificilmente vão conseguir orar sem cessar. Será mais fácil se distrair com as tarefas do dia do que vivê-las em relacionamento com Deus.

Em qualquer lugar que Deus se encontre, lá está a oração. Uma vez que Deus está em toda parte e é infinitamente grande, a oração deve permear toda a nossa vida. Experimente começar o seu dia com oração.

  • Proteja as suas manhãs: evite correr para as redes sociais antes de fazer uma oração. Que seu primeiro pensamento se volte para Deus.
  • Lembre quem você é: um filho ou uma filha de Deus, lembre que existe um Senhor agora sustentando toda a realidade em suas mãos, e que fez o sol nascer de novo; lembre que suas misericórdias se renovam sobre a sua vida neste novo dia. Então, ainda semi-acordado faça uma oração, entregando o seu dia a Deus e tudo o que vier ao longo dele.
  • Lembre a você mesmo que você pertence a Deus. Sua vida é dele e a sua graça te basta. Então, levante, tome seu café e faça a leitura do Lecionário antes de sair para o trabalho (o café e a leitura podem ser feitos com sua família).
  • Ore, então, pelo que você tem ao longo do dia: os trabalhos, desafios, encontros, reuniões, consultas, decisões, etc. (Acorde mais cedo se for necessário, e possível, para criar essa rotina.)
  • Converse com o Senhor ao longo de cada acontecimento do seu dia: fale com Ele sobre o que você sente e pensa sobre as coisas, lembre do que você leu em sua Palavra de manhã (memorize os versículos). Ore pela reunião que você vai ter daqui a pouco e pela situação que te traz preocupação. Pequenas conversas rápidas onde recebemos o que precisamos para dar mais um passo (lembre da disciplina da Statio).
  • Faça pausas ao longo do dia: alongue o corpo, tome um café, respire mais fundo e faça uma oração.
  • Por fim, faça uma oração antes de dormir: leia um salmo ou uma oração escrita. Medite sobre o que aconteceu ao longo do seu dia, reflita sobre a presença de Deus e faça uma oração de gratidão. A oração de exame é uma prática espiritual que consiste em rever o dia para nos voltarmos ao sagrado na vida cotidiana. Entregue as preocupações que permanecem, o que não foi resolvido, os imprevistos e descanse na segurança que Deus cuida de você.

A busca de Deus na oração vai dar seus frutos porque Deus nos busca primeiro. Oramos porque Deus nos chama a orarEle quer se relacionar conosco e cria mecanismos para isso acontecer. A oração é um modo para desenvolvermos um relacionamento real, contínuo e crescente de amor com Deus, Pai, Filho e Espírito Santo. Oramos a Deus Pai, através do Espírito Santo que habita em nós e nos ajuda a orar (Romanos 8:26–27), e do Filho, Jesus Cristo, que está à direita de Deus agora e também intercede por nós (Romanos 8:34; Hebreus 7:24–25).

Ao orar nós nos colocamos, como criaturas diante do Criador, como filhos diante de um Pai amoroso. Para orar de maneira adequada precisamos reconhecer esse lugar: Ele é o Deus que sabe de todas as coisas (não eu) e sustenta todas as coisas nesse momento de acordo com sua vontade (não a minha). Mas eu posso me achegar a Ele, me prostrar diante dele e conversar com Ele. Trazer minhas mãos vazias e, em humildade, derramar meu coração, clamar por socorro, confessar meus medos e lamentar. Também posso agradecer, reconhecer sua bondade de tantas formas demonstrada a mim, receber seu encorajamento e direção.

Podemos pedir por nós mesmos e pelos outros. E o fazemos porque reconhecemos que somos dependentes de Deus, buscando nele auxílio, direção e socorro. Oramos a partir da Palavra de Deus, do que Ele mesmo nos diz, de quem Ele é e do que Ele está fazendo. Por isso, é tão importante a oração junto com a leitura e meditação na Palavra de Deus, em resposta a ela.

Assim, gostaria de te incentivar a praticar a disciplina da oração. Você pode iniciar preparando o ambiente para estar com Deus. Fique sozinho sem ser interrompido, desligue os ruídos à sua volta e acalme o seu coração. Tenha um momento de silêncio, reconhecendo seu lugar de filho e filha diante do seu Pai, se colocando em humildade e submissão diante do Deus Todo Poderoso que te vê neste momento. Fique em silêncio diante dele. Depois, você pode fazer a leitura da Palavra (através dos textos do Lecionário do dia ou outras passagens). Leia devagar, pausadamente, em voz alta, repita algumas vezes os trechos que mais te chamarem a atenção. Em seguida, dedique um tempo de meditação nestes textos lidos: o que eles dizem sobre Deus, como nos ajudam a confiar nele, o que nos ensinam, como nos confrontam e acusam nosso pecado. Então, tenha um tempo de oração. Converse com Deus sobre o que te aflige em relação ao que você leu em sua Palavra.

Nós somos pessoas que oram, porque o Senhor nos chama para Ele. Oramos porque somos seu povo e seus filhos. Ele fala conosco e nos escuta.

Oramos juntos para que seja feita a sua vontade e venha o seu Reino neste momento em que estamos vivendo. Para que saibamos enfrentar as dificuldades ao nosso redor e o pecado em nosso coração, e através destas circunstâncias que nossa fé seja provada e fortalecida, que nosso amor por Deus aumente e possamos confiar mais nele, e que nossa esperança cresça e ilumine o caminho à nossa frente.

Filipenses 4:6–7 nos diz: “Não vivam preocupados com coisa alguma; em vez disso, orem a Deus pedindo aquilo de que precisam e agradecendo-lhe por tudo que ele já fez. Então vocês experimentarão a paz de Deus, que excede todo entendimento e que guardará seu coração e sua mente em Cristo Jesus.”

Oremos

Senhor Jesus ensina-nos a orar, transforma esse momento de oração em um encontro real contigo, que cada um de meus irmãos e irmãs sejam atraídos para te buscar em oração e façam dessa disciplina uma prática constante em suas vidas. Para que possamos te conhecer mais, e assim, te amar mais e discernir seus caminhos para nós. Para que sejamos conscientes da importância da oração e participantes do clamor para que venha o teu reino e seja feita a tua vontade. Amém.

Fonte: https://vanessa-belmonte.medium.com/s%C3%A9rie-disciplinas-espirituais-12

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp