Disciplina: Estudo

Precisamos de novos hábitos de mente para experimentar a boa vontade de Deus.

Por Vanessa Belmonte

Esta é nossa última disciplina da Série Disciplinas Espirituais e que jornada percorremos! O Estudo na verdade não encerra, mas abre o caminho para que possamos continuar conhecendo a Deus. Afinal, precisa ser praticado de modo persistente ao longo do tempo. Ao lado das demais disciplinas, o estudo traz substância ao que oramos e meditamos.

Estudamos para saber, entender e conhecer. Conhecemos porque já somos conhecidos. O estudo, portanto, nos permite responder a um chamado para um relacionamento com Deus, face a face. Utiliza muitas de nossas capacidades mentais, psicológicas, cognitivas, assim como alcança hábitos de pensamento, virtudes de caráter e amores que nos direcionam.

Nesta jornada incrível não nos são dadas todas as respostas, nem um mapa completo, mas somos conduzidos com alegria pela aventura de conhecer cada dia um pouco mais. Ainda que agora nosso conhecimento seja parcial e incompleto, e o pecado nos atrapalhe de tantas formas, somos transformados de glória em glória à imagem desse Deus que vamos conhecendo. Até o dia em que conheceremos plenamente, como já somos conhecidos por Ele.

Precisamos estudar a Palavra do Senhor com a motivação correta e não deixar nada roubar nosso tempo, atrapalhar nossa disposição ou ocupar nossos pensamentos de modo que nos impeçam de debruçar com toda atenção e absorver essas palavras de vida eterna.

A Disciplina Espiritual do Estudo

Não imitem o comportamento e os costumes deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma mudança em seu modo de pensar, a fim de que experimentem a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para vocês. — Romanos 12:2

O propósito das disciplinas espirituais, de acordo com Richard Foster, é a transformação total do ser humano. Precisamos substituir nossos hábitos de mente antigos e destrutivos por hábitos novos, que geram vida. Paulo afirma que somos transformados pela renovação da nossa mente, em Romanos 12. (1)

A nossa mente também precisa ser renovada, influenciando a reorganização dos nossos afetos, a organização de nossas prioridades e a forma de enxergarmos a realidade — levando a uma transformação integral. O estudo atento abre a oportunidade para que Deus gere em nós novos hábitos de pensamento, que influenciam nossos comportamentos e permitem que experimentemos a vontade de Deus para nós. Imaginação, memória, curiosidade, raciocínio lógico e hábitos de pensamento são transformados através do estudo.

Na disciplina do estudo nós nos envolvemos, acima de tudo, com a Palavra de Deus escrita e falada. O estudo é a uma disciplina de engajamento onde, por meio da atenção cuidadosa, a mente é capacitada a mover-se em uma determinada direção — com o Espírito Santo nos conduzindo. Quando isso é feito com concentração, percepção e repetição, formam-se sólidos hábitos de pensamento. Verdades a respeito de quem nós somos, quem Deus é e o que é a realidade são apreendidas. Tiramos conclusões. Percebemos ideias erradas, distorções e preconceitos. Com o estudo atento da Palavra de Deus, somos confrontados e aprendemos, gerando mudança. O estudo da Palavra do Senhor resulta em um novo jeito de perceber a realidade e de viver nela, porque o Espírito Santo nos convence, nos encoraja e ensina. (1)

“Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.” — Mateus 4:4

O estudo não visa decorar teorias e repetir o que autores dizem sobre as coisas, não é um acumulo de informações, não é uma especulação intelectual movida por inteligência e racionalidade. O estudo como disciplina espiritual visa direcionar a mente, de forma repetida e regular, para determinados modos de pensamento a respeito de Deus e de sua criação, de seu Reino e ação no mundo. Nos dispondo para a ação de Deus em nós, que usa nossa inteligência e racionalidade para nos ensinar e conduzir, nos transformando.

Afinal, o que está diante de nós é um relacionamento com Deus que vem até nós e nos ensina sobre Ele mesmo e sobre a vida que Ele nos dá. Jesus é o nosso professor, o mestre que não apenas sabe todas as coisas, mas que formou e sustenta todas elas. Ele vem até nós e, através da ação do Espírito Santo, nos revela mistérios e verdades que nos transformam.

O estudo que é mais analítico é diferente da meditação que é mais devocional. A meditação saboreia uma palavra, o estudo quer explicá-la. Apesar de envolver experiências distintas, estudo e meditação podem ser realizados juntos, pois precisamos entender para contemplar. Dallas Willard diz que, no estudo, nós nos engajamos com textos e livros, comentários e explicações sobre a Palavra de Deus e também nos esforçamos para vê-la em ação na vida de outros: na igreja, na História e na natureza. Nós não só lemos, ouvimos e inquirimos, mas também refletimos naquilo que está diante de nossos olhos. Com o auxílio da meditação, nos retiramos em silêncio e, em atitude de oração, nos concentrarmos no que estamos estudando para, desta forma, o significado do que lemos emergir e nos formar enquanto Deus trabalha no íntimo do nosso coração. E, enquanto estudamos e meditamos, oramos para que Deus nos encontre e fale conosco. (2)

Temos o hábito hoje de querer orientações rápidas, explicações instantâneas e temos acesso a muitos recursos em texto, áudio e vídeo. Porém, precisamos incluir em nossa rotina a disciplina do estudo e dedicar tempo e cuidado na análise desses recursos junto com a leitura atenta e constante das Escrituras. Sabendo que não é um exercício intelectual solitário, mas uma jornada em relacionamento com Deus que nos conduz, se revela a nós e nos transforma.

Por isso, estudar exige humildade, ao nos submetermos à condução do Senhor, e produz alegria. Nossa percepção é aberta e temos a possibilidade de contemplar a beleza, a bondade e a verdade das coisas criadas, da ação de Deus e do próprio Deus. Cheios de maravilhamento e admiração, somos levados à adoração, desfrutamos agora do que antes não compreendíamos e nos prostramos diante do único Senhor.

Estudamos para conhecer e conhecemos porque já somos conhecidos; para participar do que Deus está fazendo, para nos unirmos a Ele e agirmos agora no momento presente em consonância com Ele. Assim, saberemos qual é sua vontade e experimentaremos seu sabor. Suas palavras, agora compreendidas, serão mais doces do que o mel em nossa boca e teremos alegria em viver a vida que está hoje diante de nós. Assim, não seremos mais ignorantes que imitam o comportamento deste mundo e que tropeçam como cegos no caminho. Eis que agora vemos a luz e somos por ela iluminados, temos o coração aquecido e conhecemos a vontade do nosso Senhor.

Paulo em 2 Timóteo 3:16–17 diz que “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para nos ensinar o que é verdadeiro e para nos fazer perceber o que não está em ordem em nossa vida. Ela nos corrige quando erramos e nos ensina a fazer o que é certo. Deus a usa para preparar e capacitar seu povo para toda boa obra.”

Oremos

Querido Senhor, nos conduz nessa jornada de aprendizagem sobre Ti, sobre nós e sobre tudo ao nosso redor. Dá-nos disposição e alegria no estudo de tua Palavra, diligência e temor. Que nossa visão seja ampliada, nossa mente renovada e nosso ser completamente transformado por Ti, pois somos teus. Em nome de Jesus, Amém.

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp