Usando o discernimento na guerra espiritual

Você já ouviu o ditado “nem tudo que reluz é ouro”? Aparentemente, vem da peça de William Shakespeare, O Mercador de Veneza.

Há outro ditado da Bíblia: “o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz” (2 Coríntios 11:14).

O que esses dois provérbios têm em comum? Um elemento de engano. Podemos ver algo que pode parecer incrível, mas a menos que olhemos mais de perto, mesmo “testando”, não saberemos se é o artigo genuíno ou não. Assim como o ouro pode passar por vários testes para ver se é genuíno ou não, nós, como cristãos, somos instruídos a “provar os espíritos” (1 João 4:1).

Este teste é em referência aos falsos profetas que estavam tentando enganar a igreja primitiva e, no caso de 2 Coríntios, os falsos apóstolos. As pessoas podem parecer dizer todas as coisas certas e ter histórias incríveis, mas na verdade estão proclamando um evangelho diferente (veja 2 Coríntios 11:4). Isso é assustador, pois mostra que um dos maiores esquemas do inimigo é a guerra espiritual dentro da Igreja. Assim como existem várias maneiras de testar a autenticidade do ouro, a Bíblia mostra que existem maneiras de testar os espíritos.

1) A pessoa confessa que Jesus Cristo vem de Deus?

1 João 4:2-3

Vocês podem reconhecer o Espírito de Deus deste modo: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus; mas todo espírito que não confessa Jesus não procede de Deus. Esse é o espírito do anticristo, acerca do qual vocês ouviram que está vindo, e agora já está no mundo.

2) A pessoa amaldiçoa Jesus?

1 Coríntios 12:3

Por isso, eu afirmo que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: “Jesus seja amaldiçoado”; e ninguém pode dizer: “Jesus é Senhor”, a não ser pelo Espírito Santo.

3) Temos entre nós aqueles que têm o dom de distinguir entre espíritos que podem nos ajudar a discernir o que é de Deus e o que não é?

1 Coríntios 12:4-11

Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos. A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum. Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra de conhecimento; a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de curar, pelo único Espírito; a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas. Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, como quer.

Os dois primeiros pontos são bastante evidentes se nos aprofundarmos um pouco mais sobre a vida de uma pessoa (a menos que ela seja realmente boa em mentir). Mas existem algumas circunstâncias que podem nos deixar totalmente confusos sobre se alguém (ou algo) é genuíno ou não. É quando precisamos nos apoiar uns nos outros e nos dons que Deus nos deu.

Somos parte de um corpo que tem vários dons e quando se trata de testar os espíritos, principalmente em situações confusas, eu diria que é vital usar essa parte do corpo de Cristo. Você conhece alguém em sua comunidade que tem esse dom e a quem você pode recorrer? Discernir juntos é muito útil, pois todos aqueles que são verdadeiros crentes têm o Espírito Santo e, portanto, podem fornecer diferentes insights e informações que podem confirmar se algo é de Deus ou não.

Em diferentes momentos da minha vida, tive o privilégio de trabalhar junto com outros dessa maneira para discernir a guerra espiritual, e é incrível como o Espírito Santo traz confirmação por meio dos dons de cada um. Estamos falando de parcerias espirituais com foco no discernimento e não em conversas vãs, comentários e fofocas, isso não vem de Deus e não nos ajuda a discernir, ao contrário, podem gerar mais confusão.

Quero deixar para você estes versos:

“Não apaguem o Espírito. Não tratem com desprezo as profecias, mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom.” (1 Tessalonicenses 5:19-21)

Lyndal Walker

Diretora Internacional de Oração da Mocidade para Cristo

Aqui estão algumas coisas para guiá-lo nesse desafio, faça-o em jejum e oração

  1. Leia 2 Coríntios 11:1-5. Você já viu algo ou alguém que parecia bom e acabou não sendo? Como aquilo fez você se sentir? O que você poderia ter feito para “testar” mais?
  2. Leia 1 João 1:4. Além de as pessoas confessarem que Jesus veio de Deus, quais são algumas outras maneiras pelas quais este capítulo diz que podemos saber se alguém é um crente genuíno?
  3. Leia 1 Coríntios 12. Que dons você reconhece em si mesmo? Que dons os outros reconhecem em você? Como você pode crescer em seus dons?
  4. Ore para que a Igreja cresça em discernimento e que qualquer coisa falsa seja exposta.
  5. Ore para que Deus lhe dê discernimento em seu ministério e coragem para lidar com qualquer coisa que não pareça certa.
  6. Ore para que os jovens em sua nação e cidade conheçam a verdade e sejam protegidos do engano.
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp