Série Disciplinas Espirituais – parte 01

Série Disciplinas Espirituais servirá para nos ajudar a perceber que há vários recursos disponíveis que, na maior parte, não utilizamos ou ignoramos. Recursos necessários para desenvolver nossa vida devocional, isto é, aquele tempo intencional de encontro com Deus em nossa vida diária, que tantas vezes dizemos que gostaríamos de melhorar. Recursos que o próprio Deus preparou para nós e os quais Jesus também usou e nos ensinou a usar para desenvolver uma vida de devoção (2 Pedro 1:3).

As disciplinas que vimos foram baseadas nos livros de Richard Foster e Dallas Willard que tratam sobre o assunto, sendo elas: celebração, silencio, simplicidade, solitude, submissão, serviço, confissão, statio, descanso, adoração, memorização, oração, jejum, meditação e estudo.

Não é uma lista fechada e podemos adicionar outras com o tempo. Você pode estudar cada uma para aprender sobre elas e aos poucos inseri-las em sua rotina. Pode ler uma por semana, por exemplo, e aprender o sentido por trás desses exercícios.

É importante perceber que as disciplinas são parte de um processo maior de formação espiritual. Talvez esse adjetivo ‘espiritual’ faça você pensar em coisas bem distantes da realidade atual, o céu e a vida eterna que ainda virão. Mas essa formação recebe o nome ‘espiritual’ por envolver um aprendizado específico: sermos guiados pelo Espírito de Deus e discernirmos sua voz.

Esse processo acontece agora, em meio à nossa vida diária, cheia de aspectos bem concretos relacionados ao trabalho, escolhas, relacionamentos, pessoas, cuidados com a casa, o corpo, a comunidade e a igreja. Esse aprendizado se desenvolve no momento presente em nossa vida ordinária, enquanto Cristo está sendo formado em nós (Gálatas 4:19).

É um processo que se desenvolve ao longo do tempo e ao qual precisamos nos dedicar todos os dias. Paulo diz em Gálatas 5:16–17, “deixem que o Espírito guie sua vida. Assim, não satisfarão os anseios de sua natureza humana. A natureza humana deseja fazer exatamente o oposto do que o Espírito quer, e o Espírito nos impele na direção contrária àquela desejada pela natureza humana. Essas duas forças se confrontam o tempo todo, de modo que vocês não têm liberdade de pôr em prática o que intentam fazer.”

Como vamos aprender a ser guiados pelo Espírito?

Para isso, precisamos ser formados na escola de Jesus, onde ele nos ensina a viver como ele viveu. E uma vez que aprendemos a viver pelo Espírito, vamos poder seguir a direção do Espírito em todas as áreas de nossa vida presente (Gálatas 5:25). Neste contexto, as disciplinas são exercícios que vão nos ajudar nesse treinamento que é realizado e conduzido pelo próprio Deus ao longo do tempo de nossa vida.

Você pode chamar essas atividades de ‘disciplinas espirituais’, mas eu prefiro chamá-las de ‘exercícios de treinamento para a alma’. — James Bryan Smith

Qual é a sua experiência?

Pensar em Disciplinas Espirituais levanta várias questões e se você tentou colocá-las em prática, à medida que foi lendo sobre cada uma delas, pode ter percebido que não é algo tão simples ou fácil de se fazer. Há desafios e obstáculos dentro de nós e ao nosso redor, mexemos em hábitos distorcidos, tocamos em pecados enraizados e enfrentamos uma série de dificuldades.

Exercícios de Treinamento

Como um atleta que se esforça em seu treinamento, todos nós precisamos de exercícios, práticas e hábitos, que nos auxiliem a vencer limitações internas e obstáculos externos para que possamos viver como discípulos de Jesus. Fazemos isso para nos submetermos à transformação real operada pelo Espírito Santo em nós, que não acontece por mágica ou osmose. Paulo diz que nós também nos esforçamos e nos disciplinamos para esse processo se desenvolver em nós (1 Coríntios 9:24–27).

Fazemos isso porque através destes recursos que o próprio Deus provê a nós, vamos conhecendo mais sua vontade e crescendo em sabedoria e entendimento espiritual. Sua palavra vai se tornando mais doce a cada dia; sua voz mais suave; sua vontade mais conhecida; sua presença mais amada. Então passamos a viver de modo a honrar e agradar ao Senhor, dando todo tipo de bom fruto e aprendendo a confiar em Deus cada vez mais (Colossenses 1:9–10).

Muita coisa está acontecendo em nós agora, enquanto vivemos uma nova vida que já começou. E o quanto antes percebermos que já vivemos no Reino de Deus, e usarmos os recursos que ele preparou para nós, melhor responderemos a ação de Deus em nós e através de nós, sendo guiados por seu Espírito.

O Espírito Santo posiciona-se ao nosso lado, dentro de nós e ao nosso redor quando nos engajamos em exercícios espirituais. Cada exercício não teria valor algum se não fosse por obra do Espírito Santo. Quando abrimos e lemos a Bíblia, concentrando nossa atenção em Deus, o Espírito ilumina nossa mente. Quando oramos, não oramos sozinhos. O Espírito nos inspira a orar, ora conosco e em nosso benefício. — James Bryan Smith

Fonte:  https://vanessa-belmonte.medium.com/

Para te auxiliar nessa caminhada, nós do portaliecp, postaremos o material referente à uma disciplina por semana. Esperamos que você desfrute e seja edificado nos avanço dessas práticas.

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp