As duas sabedorias

Portal IECP 2

TIAGO 3: 13- 18: “Quem dentre vós é sábio e inteligente? Mostre, pelo seu bom trato, as suas obras em mansidão de sabedoria. Mas, se tendes amarga inveja e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque, onde há inveja e espírito faccioso, aí há perturbação e toda obra perversa. Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia. Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz.”

1º A sabedoria falsa, que vem de baixo.
2º A sabedoria verdadeira, que vem do alto.

Tiago indica que o cristão precisa discernir as duas fontes de sabedoria existentes, a fonte da sabedoria falsa e a fonte da sabedoria verdadeira. O cristão precisa observar com muito cuidado, do que o seu coração está cheio, se da sabedoria falsa que vem de baixo ou a sabedoria verdadeira que vem do alto.

A sabedoria falsa é terrena, animal e diabólica.

Se o coração do cristão não é possuído pelo Espirito Santo, e não importa quem ele seja: pastor, professor, líder, membro da igreja, se a força da sua língua faz com que suas palavras sejam frutos da sabedoria falsa, terrena e diabólica, tudo isso será para sua vergonha, porque se percebe quando um cristão segue a sabedoria falsa pelos frutos da sua língua, onde há inveja, sentimento faccioso e confusão, isso também reflete o que é sua vida diária.

Já quando a sabedoria que vem do alto é vivida pelo cristão, cujo coração é controlado pelo Espírito Santo, sua língua fala palavras que vem do alto, de justiça, de amor, de misericórdia.

O crente verdadeiramente sábio não precisa anunciar sua sabedoria, pois, ele reflete em sua vida diária. A sabedoria verdadeira vem de Deus, pelo seu Espírito, não é da vontade da carne (humana). A sabedoria verdadeira é pura, é pacífica, traz paz e harmonia e não discórdia, confusão, murmuração e críticas mundanas.

Sempre haverá paz onde cristãos humildes se curvam à verdadeira sabedoria que vem do alto.

Deus abençoe!
Pr. Daniel

compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest