Assertividade Sem Direito

Assertividade Sem Direito

— Mas, senhor, — respondeu a mulher — até mesmo os cachorrinhos que ficam debaixo da mesa comem as migalhas de pão que as crianças deixam cair. Jesus disse:

— Por causa dessa resposta você pode voltar para casa; o demônio já saiu da sua filha. Quando a mulher voltou para casa, encontrou a criança deitada na cama; de fato, o demônio tinha saído dela.

(Marcos 7:28-30)

Em outras palavras, ela diz, “Sim, Senhor, mas os cachorrinhos comem daquela mesa também, e eu estou aqui para o meu.” Jesus contou a ela uma parábola contendo uma combinação de desafio e oferta, e ela compreende. Ela responde ao desafio: “Ok, entendo.” Eu não sou de Israel, não adoro o Deus que os israelitas adoram. Portanto, não tenho um lugar à mesa. Eu aceito isso.”

Não é maravilhoso? Ela não se ofende; não insiste em seus direitos. Ela diz, “Tudo bem. Eu posso não ter um lugar à mesa—mas tem mais do que o suficiente naquela mesa para todos no mundo, e eu preciso do meu agora.” Ela está lutando com Jesus da maneira mais respeitosa e não vai aceitar um não como resposta. Amo o que essa mulher está fazendo.

Nas culturas ocidentais não temos nada parecido com esse tipo de assertividade. Só temos a declaração dos nossos direitos. Não sabemos como lutar a menos que estejamos defendendo os nossos direitos, nossa dignidade e bondade e dizendo, “Isto é o que me devem.” Mas esta mulher não está fazendo isso de maneira nenhuma. Isto é assertividade sem direitos, algo de que pouco sabemos. Ela não está dizendo, “Senhor, dá-me o que mereço com base na minha bondade.” Ela está dizendo,”Dá-me o que eu não mereço com base na sua bondade—e eu preciso disso agora.” Você vê como é notável a maneira com que ela aceita o desafio e a oferta escondida dentro dele?

Uma boa tradução da resposta rabínica para ela seria “Que resposta!” Algumas traduções trazem Jesus dizendo “Resposta maravilhosa, resposta incrível.” E assim seu pedido é atendido e sua filha é curada.

Como a fé de uma mulher gentia vai afetar a forma com que você se aproxima de Deus?

Trecho do livro JESUS O REI de Timothy Keller

Reimpresso de acordo com a Riverhead Books, um membro do Penguin Group (EUA) LLc, A Penguin Random House Company. Direitos autorais © 2011 de Timothy Keller

compartilhar

Posts Recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest