Santidade – parte 01

SANTIDADE • Parte 01
Quando nos deparamos com a palavra “santidade” logo temo a tendência de pensar nas coisas que precisamos fazer para que possamos ter uma vida santa. Embora seja muito importante a questão do nosso testemunho de vida, em relação ao nosso comportamento, é preciso entender que santidade não é o resultado de um esforço de nossa parte para que, por fazermos o que é certo, sejamos santos.
Lembrem-se do que Jesus nos diz em João 15.4 e 5, quando afirma que “sem mim, vocês não podem fazer coisa alguma”. Fora de Jesus nós não podermos fazer nada de edificante e relevante para o Reino de Deus e aceitável para o Pai. E quando Jesus diz que sem ele não podemos fazer coisa alguma, isso significa que sem ele nós não podemos ser santos.
Portanto, santidade está ligada a nossa identidade em Jesus Cristo e na posição que ocupamos nele. A Bíblia diz continuamente que estamos em Cristo. É isso que faz de mim e de você pessoas santas. Não somos santos porque nos esforçamos para fazer o que é certo, somos santos porque esta é a posição, o status que temos em Cristo, que nos foi outorgado pelo evangelho.
Vamos ver o que a palavra de Deus nos diz no Evangelho de João 17.17,19: “Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade. E por eles me santifico, para que também eles sejam santificados na verdade.” Observe que Jesus Cristo em sua oração pede ao Pai que nos santifique, e que está santificação tem a ver com a palavra de Deus e a verdade do evangelho. Então, santidade tem está ligada primeiramente a nossa posição em Jesus Cristo. Somos santos, porque Jesus Cristo é santo e estamos em Jesus Cristo.
A lógica disso é o que nosso texto básico propõe em Hebreus 12.14. Iremos nos esforçar para sermos santos porque essa é a nossa nova posição diante de Deus em Jesus Cristo. Se somos santos, então, devemos viver em santidade. Que a graça de Deus nos auxilie a entender que, uma vez alcançados pelo evangelho, agora temos a vida poderosa e santa de Jesus Cristo em nós, e, portanto, a mesma deve se manifestar em santidade através de nós.
Pastor Ricardo Costa
Mocidade para Cristo do Brasil
Vinhedo-SP

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *